Comandante Moisés (PSL) é eleito governador de SC Marco Favero/Diário Catarinense

Novo governador vai assumir a partir do dia 1º de janeiro

Foto: Marco Favero / Diário Catarinense

O candidato Comandante Moisés (PSL) foi eleito governador de Santa Catarina, no segundo turno das eleições 2018 neste domingo (28). O político integra o partido de Jair Bolsonaro, desde março deste ano e não há registro de filiação em outras legendas anteriormente. 

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral às 18h34com 80,5% dos votos apurados. Naquele momento, Moisés já estava com 71,09% dos votos válidos. Já o oponente dele, Gelson Merisio (PSD), estava com 28,91% dos votos válidos.

Veja a contagem voto a voto em SC, nos outros estados e no país

Veja os resultados completos

Comandante Moisés (PSL) - 2.644.179 votos - 71,09% dos votos válidos
Gelson Merisio (PSD) - 1.075.242 - 28,91% dos votos válidos
Brancos - 151.683 - 3,60% dos eleitores
Nulos - 342.415 - 8,13% dos eleitores
Abstenções - 855.040 - 16,87%

A eleição deste ano foi o primeiro pleito em que Moisés participou. O agora governador é filiado ao PSL, partido de Jair Bolsonaro, desde março deste ano e não há registro de filiação em outras legendas anteriormente. 

Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Por volta das 19h, Moisés estava reunido com equipe de campanha e apoiadores no condomínio empresarial Trompowski Corporation, na Avenida Trompowski, no Centro de Florianópolis. Ele votou em Tubarão, sul de SC, e viajou a Florianópolis depois do almoço.

Do lado de fora do prédio não havia movimentação de apoiadores e apenas um segurança com um adesivo 17 no peito. Em instantes, Moisés e seus apoiadores seguiriam para o Tribunal Regional Eleitoral para a manifestação oficial do candidato eleito.

Quem é o Comandante Moisés

Carlos Moisés da Silva tem 51 anos e nasceu em 17 de agosto de 1967. Casado, é pai de duas filhas. Natural de Florianópolis, é bacharel e mestre em Direito pela Unisul. Também é formado no curso de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar de SC. 

Catarinenses comemoram eleição de Comandante Moisés

Apesar de nunca ter ocupado cargos eletivos antes, já foi coordenador Regional de Defesa Civil, corregedor-adjunto do Corpo de Bombeiros Militar e assessor na Secretaria de Justiça e Cidadania. 

Moisés é contrário ao aborto (defende apenas os casos já previstos na legislação), à legalização das drogas e à pena de morte. É favorável, mas com ressalvas, à revogação do estatuto do desarmamento. 

Confira o resultado consolidado da votação em SC no segundo turno

Confira o perfil e as propostas de Comandante Moisés (PSL) 

Leia mais notícias sobre as Eleições 2018

 Veja também
 
 Comente essa história