Entenda qual é o documento obrigatório para conseguir votar no segundo turno das eleições Felipe Nyland/Agencia RBS

Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Documento oficial de identificação com foto é o item obrigatório que o eleitor deve levar no dia da votação, este ano marcado para o dia 7 de outubro. Entre os documentos válidos estão a carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de trabalho, carteira de habilitação (CNH) e até o certificado de reservista. Certidão de nascimento e de casamento não são válidos como prova de identidade na hora de votar. 

É importante que o eleitor leve também o título para que possa localizar a zona e o local de votação, no entanto este não é um documento obrigatório - é possível votar mesmo sem estar com ele em mãos. 

Para os eleitores que já possuem a biometria existe a possibilidade de baixar o aplicativo e-Título. Nesse caso não é necessário levar nenhum documento, pois o aplicativo é considerado um documento digital e já traz a foto do eleitor. Aos que tem a biometria, mas não querem levar o título impresso ou baixar o aplicativo, é preciso levar o documento de identificação com foto. 

Como baixar o e-Título

O aplicativo, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store. No campo de busca digite o nome do aplicativo e faça o download. Será preciso, depois disso, inserir o número no título eleitoral, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e do pai. Só assim a ferramenta é validada e liberada.

Leia também:

Eleitores que não votaram e não justificaram no 1º turno, podem votar normalmente no 2º turno

 Veja também
 
 Comente essa história