TSE publica página para esclarecer "fake news" das Eleições 2018 Reprodução/TSE

Foto: Reprodução / TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou em seu site uma página para ajudar a esclarecer os eleitores sobre informações falsas, as fake news, que são disseminadas principalmente pelas redes sociais. No entendimento da Justiça Eleitoral, a divulgação de informações corretas, apuradas com rigor e seriedade, é a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação. AO final das explicações, o TSE indica páginas confiáveis com a checagem dos fatos e afirmações. O Projeto Comprova é uma das fontes do tribunal. 

Na página, os cidadãos podem ter acesso a informações que desconstroem boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores brasileiros. As postagens também alertam para os riscos da desinformação e orientam o compartilhamento de mensagens com responsabilidade.

O TSE ressalta que  tem encaminhado todos os relatos de irregularidades que recebe para verificação em órgãos de investigação, especialmente Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal. Segundo a Justiça Eleitoral, até o momento nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração foi confirmada ou comprovada. 

Leia as publicações do Prova Real

O Prova Real é a iniciativa de fact-checking e debunking da NSC Comunicação. Você também pode sugerir temas pelo e-mail provareal@somosnsc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 99188-2253.  

Leia mais

Debate NSC TV: confira a checagem final das declarações de candidatos ao governo de SC

Foto de maconha embalada com imagem de Lula é real, mas não tem ligação com campanha

É falsa notícia de que Jean Wyllys foi convidado para ser ministro da Educação de Haddad

Imagens de aeronaves da Havan com banners de Bolsonaro são simulações

 Veja também
 
 Comente essa história