O segundo turno das eleições 2018 será neste domingo (28), das 8h às 17h. Nesta data, já estará encerrado o período de campanha eleitoral e algumas condutas passam a ser proibidas pela Justiça Eleitoral. 

Além das restrições que valem para o entorno das zonas eleitorais - é permitido que o eleitor vá votar vestindo camisas em alusão aos candidatos desde que a manifestação seja individual e silenciosa -, existem também existem algumas regras que devem ser cumpridas nas seções eleitorais, onde o eleitor vota de fato. 

Uma dessas regras, por exemplo, é a proibição do uso de celulares e máquinas fotográficas na cabine de votação. Essas condutas são vedadas para garantir o sigilo do voto dos eleitores. 

Outro fato que este ano difere das demais eleições é a venda de bebidas alcoólicas, que antes costumava ser vedado entre 6h e 18h, mas que este ano será permitido. 

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), não haverá Lei Seca em Santa Catarina nessa eleição. Para acessar mais detalhes sobre o processo eleitoral é possível acessar o Guia do Eleitor, cartilha elaborada pelo TRE-SC.

 Checagens: mais da metade do que foi dito pelos candidatos não estava exato

Confira abaixo outras regras válidas para o dia das eleições 

O que pode

- Se manifestar livremente, porém grupos ou aglomerações podem configurar manifestações coletivas, o que é proibido;
- Usar camisetas e bonés apenas se estes objetos forem feitos pelo eleitor. A concentração de pessoas usando as mesmas camisas pode ser entendido como propaganda eleitoral, o que é proibido;
- Levar para a cabine de votação um papel com os números dos candidatos. 

O que não pode

- Usar celulares, máquinas fotográficas ou filmadoras que prejudique o sigilo do voto. Qualquer registro fotográfico ou em vídeo pode configurar crime eleitoral. Mesmo que o eleitor use o e-Título, o celular não pode ser levado para a cabine de votação;
- Se aglomerar usando roupas padronizadas, bandeiras, broches ou adesivos que possam caracterizar uma manifestação coletiva;
- Distribuir santinhos e divulgar propagandas de partidos políticos ou de candidatos;
- Espalhar material de campanha no local da votação ou ruas próximas. Essa prática é passível de multa;
- Comícios ou carreatas.

Acompanhe a apuração voto a voto das eleições

O segundo turno das eleições 2018 ocorre neste domingo, dia 28 de outubro. A votação começa às 8h e termina às 17h. Se o eleitor já estiver dentro da seção até o horário de encerramento, terá garantido o direito de votar. Os mesários deverão distribuir senhas. 

Serão escolhidos representantes para dois cargos: governador e presidente. Na corrida pela presidência estão Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Já na disputa em Santa Catarina concorrem Gelson Merisio (PSD) e Comandante Moisés (PSL). A NSC Comunicação acompanha a apuração do segundo turno em tempo real 

Eleições 2018: tudo o que você precisa saber para votar no 2º turno

Eleitores que não votaram e não justificaram no 1º turno, podem votar normalmente no 2º turno

 Veja também
 
 Comente essa história