Diplomação dos políticos eleitos em SC será no dia 18 de dezembro Diorgenes Pandini/Diario Catarinense

Governador eleito deve receber o documento confirmando que está apto a assumir o cargo

Foto: Diorgenes Pandini / Diario Catarinense

A diplomação de todos os políticos eleitos em Santa Catarina está marcada para o dia 18 de dezembro. O evento vai ocorrer no auditório do Tribunal de Justiça, em horário a ser confirmado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

A diplomação é um evento anterior à posse, marcada para o dia 1º de janeiro. Neste dia, os políticos recebem um documento confirmando que eles estão aptos a assumir os cargos, por já terem cumprido todas as etapas previstas na legislação. Para receber o diploma, é necessário estar com o registro de candidatura deferido e com as contas aprovadas pela Justiça Eleitoral

Vão receber os diplomas o governador eleito, Carlos Moisés (PSL), os senadores eleitos Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PR), os 16 deputados federais eleitos e os 40 deputados estaduais que assumem no próximo ano.

Diplomação do presidente

Já o evento de diplomação do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e do vice, General Mourão (PRTB), está marcado para o dia 10 de dezembro. A solenidade vai ocorrer na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. 

Os detalhes da cerimônia no TSE também não foram divulgados. A sessão será comandada pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber.

Nos demais estados, cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais a definição das datas, sendo que o limite é até o dia 19 de dezembro.

Leia mais notícias no Diário Catarinense

 Veja também
 
 Comente essa história