Pelo menos 91 políticos de SC ainda precisam apresentar as contas de campanha à Justiça Eleitoral Omar Freitas/Agencia RBS

Candidatos que seguiram ao segundo turno podem apresentar as contas até o dia

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Pelo menos 91 políticos que concorreram nas eleições deste ano, em Santa Catarina, ainda não tinham apresentado as contas de campanha à Justiça Eleitoral, até a noite de quinta-feira (8). O prazo para entregar os dados contábeis se encerrou no dia 6 de novembro, para quem concorreu apenas no primeiro turno.

Conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral, esse candidatos apresentaram apenas relatórios parciais de contas. Nenhum deles foi eleito, embora alguns tenham conseguido votos suficientes para serem suplentes tanto na Câmara dos Deputados, quanto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

O único dentre os 91 que ainda está dentro do prazo é o deputado estadual Gelson Merisio (PSD), que disputou o cargo de governador e seguiu ao segundo turno. Conforme a legislação eleitoral, os candidatos que participaram do segundo turno têm 15 dias a mais para fechar a contabilidade.

De acordo com os dados do TSE, o governador eleito, Carlos Moisés (PSL), está entre os que já entregaram os dados para a Justiça Eleitoral.

Já no grupo dos que não entregou os dados, estão políticos que concorreram para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador e também uma candidata ao governo catarinense, derrotada no primeiro turno.

Segundo o TSE, a Justiça Eleitoral tem prazo de cinco dias, contados a partir de 6 de novembro, para notificar os políticos que não apresentaram as contas. Após receberem as notificações, eles têm 72 horas para resolver a situação. 

Quem persistir no erro poderá ter as contas de campanha julgadas como não prestadas. Nesse caso, o político fica com o cadastro eleitoral irregular e perde o acesso a vários direitos, como a emissão de passaportes, por exemplo, até que resolva a pendência.

Todos os documentos da prestação de contas dos candidatos podem ser conferidos no site DivulgaCandContas, do TSE. A página traz várias informações sobre os candidatos e pode servir para acompanhar, entre outras coisas, o andamento das promessas de governo apresentadas pelos eleitos.

Leia mais notícias no site do Diário Catarinense

 Veja também
 
 Comente essa história