Caos em Guarulhos causa atrasos em aeroportos de Santa Catarina Leo Munhoz/Agencia RBS

Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Por conta de problemas no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quem vem para Santa Catarina ou parte dos aeroportos do Estado está enfrentando atrasos nesta sexta-feira (14). No aeroporto de Florianópolis, um voo da Latam para Guarulhos que estava previsto para ás 14h55min deve sair apenas às 18h. Há relatos de passageiros que embarcariam de manhã mas tiveram que esperar até o final da tarde.   

Às 17h30min, o Aeroporto Hercílio Luz apresenta atraso em uma partida: o voo 3665, da Latam, com destino Guarulhos. Já o voo 3644 da mesma companhia, previsto para chegar às 14h20min, ainda não pousou na Ilha. 

No site dos aeroportos de Navegantes e Joinville não há registro de voos atrasados ou cancelados até 17h30min. 

O site da Infraero mostra que dos 929 voos marcados em todo o Brasil até às 17h, houveram 215 atrasos e 23 cancelamentos nesta sexta.  

Leia também: Aviões oficiais do Estado terão isenção de tarifas no aeroporto de Florianópolis

Caos em Guarulhos desde a noite de quinta

O Aeroporto Internacional de Guarulhos apresenta atrasos desde quinta-feira (13). À noite, uma tempestade na capital paulista interrompeu as partidas e decolagens e depois toda a madrugada foi de atrasos, cancelamentos e adaptações. Em nota, a Gol confirmou que um voo para Navegantes foi cancelado.      

De acordo com o G1, passageiros que que vinham de Madrid nesta madrugada tiveram problemas ao pousar e tiveram que ir para o Rio de Janeiro. 

Novo modelo de operação

Esta semana a concessionária que administra o terminal de Guarulhos anunciou a adoção de pousos e decolagens simultâneos. A medida tem como objetivo aumentar o fluxo de embarques. A concessionária afirma que os controladores e a logística permitem a adoção do modelo e que não há riscos de colisões nas pistas.

Operação semelhante foi adotada em Brasília, em 2015. Menos de um ano depois, foi suspensa pela Força Aérea Brasileira (FAB) após duas situações de "quase choque" entre aeronaves.

Veja também: 

Primeiro voo de baixo custo vindo do Chile pousa em Florianópolis

Tartaruga invade pista do aeroporto Salgado Filho e adia pouso de aeronave   

 Veja também
 
 Comente essa história