O objetivo de se tornar referência nacional em sistemas de gestão empresarial para cooperativas e empresas do agronegócio, a Infogen já alcançou. Um resultado que decorre, em grande parte, da criação do software Gescooper ERP, que modificou a forma de controle, registro, monitoramento e tomada de decisão nas empresas.

O próximo passo, porém, é estratégico: desenvolver a versão web do Gescooper. Para isso, conta com um financiamento no valor de R$ 1 milhão concedido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) por meio do programa BRDE Inova.

- Somos uma pequena empresa que cresceu sempre com capital próprio, de forma segura e conservadora. Com o passar dos anos, observamos a necessidade de inovar em nosso principal produto, mas isso teria um custo elevado e poderia comprometer a qualidade de nosso atendimento e o fluxo de caixa da empresa. Nesse momento, buscamos o BRDE. Isso foi um divisor de águas. Hoje contamos com um produto moderno, à frente da concorrência. Conseguimos fazer isso em um momento de crise, o que nos manteve com altas taxas de crescimento, mesmo em um momento difícil da economia ? explica Ernani Zottis, diretor executivo da empresa.

Com o valor financiado pelo BRDE, a empresa terá na nova versão do Gescooper possibilidades como treinamentos e documentação online, o que reduz o custo de manutenção e auxilia o gestor na tomada de decisões. A ferramenta permitirá também o acesso às informações a partir de qualquer lugar, trazendo o benefício da mobilidade. Evitará a necessidade de aquisição de um servidor para cada cliente, conforme ocorre com o atual sistema. Para os clientes da empresa, a nova versão do software representa ainda menor investimento em infraestrutura interna, nos casos de ampliação da estrutura, além do aumento do número de usuários.

Fundada em dezembro de 2000, na cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a Infogen também presta consultoria para empresas do segmento e oferece soluções integradas que contemplam todas as etapas da cadeia de produção, desde o planejamento e a execução das atividades no campo, passando pelo controle da área de Recursos Humanos até o relacionamento com o mercado e estratégias em pontos de vendas, por exemplo.

O foco da empresa segue no agronegócio, um dos poucos setores da economia em que há crescimento. Fator que contribuiu para o sucesso da parceria com o BRDE.

- Certamente foi avaliado, tanto com relação aos reflexos positivos para todo o setor do agronegócio, quanto à viabilidade do projeto, pois seus futuros clientes fazem parte de um dos setores mais pujantes da economia catarinense, referência em qualidade, sanidade e que conquistou a confiança tanto de clientes internos, quanto de clientes externos. O principal diferencial da empresa é a especialização que possui em soluções para atender cooperativas agropecuárias, cooperativas de consumo, cooperativas de transporte, cerealistas, laticínios e indústrias do agronegócio - diz Marcone Souza Melo, gerente de Operações do BRDE SC.