Um dos setores que mais atrai investimentos é a saúde, levando 27% da preferência dos investidores segundo estudo do Sebrae. A influência direta na vida das pessoas é uma das forças motrizes para a criação de soluções que melhoram e renovam o cenário da saúde no Brasil. Duas grandes empresas catarinenses de tecnologia voltaram seus objetivos de negócio para a área com o intuito de agregar ainda mais valor - e trazer inovação.

A Pixeon e a Cisa Brasile são referência no que diz respeito à tecnologia na área da saúde. Desenvolvendo softwares e equipamentos de ponta para atender organizações que estão diretamente ligadas à saúde, ambas receberam financiamento através do Programa BRDE Inova que implicaram diretamente no crescimento dos seus negócios.

- O financiamento do BRDE Inova impactou no desenvolvimento de um produto nosso que atualmente responde por 10% da meta de vendas, passado um ano do seu lançamento - comenta Iomani Engelmann, diretor de Novos Negócios da Pixeon.

Tecnologia de ponta para a saúde

Inovar na área da saúde é sempre um grande desafio, principalmente se a concorrência for composta por multinacionais reconhecidas no mercado. Esse era o cenário inicial da Pixeon, em 2012. Hoje, a empresa superou as concorrentes internacionais e se tornou referência nacional em soluções para hospitais, clínicas, laboratórios e centros de medicina diagnóstica.

- Com o crescimento por meio de fusões e aquisições, como a MedicWare, Digitalmed e LabLink, a Pixeon se tornou uma marca forte e hoje conta com a maior base instalada no segmento de software para saúde na América Latina - conclui Engelmann.

Colecionadora de cases de sucesso, a organização já ultrapassou a marca de 2 mil clientes no Brasil atendidos pelos produtos da marca que visam aumentar a integração e eficiência de hospitais, centros de diagnósticos por imagem e laboratórios, impactando diretamente na agilidade e qualidade da prestação de serviços de imagem para o cliente final.

Financiada pelo Programa BRDE Inova, a empresa dobrou de tamanho entre 2013 e 2015. Os investimentos recorrentes em marketing renderam para a Pixeon o Prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC no último ano.

Tratamento de resíduos patenteado

A gestão do lixo hospitalar é um problema no Brasil. Embora exista uma norma específica sobre o descarte dos resíduos hospitalares, a dificuldade em dar o destino correto ainda causa um impacto negativo para o setor e sociedade. Para ser descartado corretamente, o lixo hospitalar precisa ser tratado e desinfetado para então ser liberado como um resíduo comum apto a reciclagem.

A Cisa Brasile, outra empresa que obteve financiamento pelo BRDE Inova, é uma das poucas organizações brasileiras que oferece a solução completa para o descarte do lixo biológico. Vencedora de prêmios importantes na área como o Top Hospitalar, a empresa é uma das poucas que possui o ISO 14001, que certifica o Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Além disso, a Estação Cisa de Tratamento de Resíduo Hospitalar (ETR), responsável pelo descarte correto de resíduos biológicos de várias instituições, é uma das únicas no Brasil que faz parte do Programa Patentes Verdes, do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) ¿ uma iniciativa pública que visa contribuir com a aprovação de patentes de novas tecnologias voltadas ao meio ambiente.

Considerada uma das 10 melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina, a Cisa Brasile era inicialmente uma sede da italiana Cisa. A filial brasileira teve um crescimento tão expressivo que, em 2012, se tornou independente da matriz. Com fábrica em Joinville, a empresa é especializada na fabricação, comercialização e desenvolvimento de equipamentos e produtos para limpeza, desinfecção e esterilização de artigos médico-hospitalares, atendendo indústrias, farmacêuticas e laboratórios no tratamento de resíduos hospitalares.

O BRDE Inova é um programa especial do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, focado nas empresas que promovem a inovação em Santa Catarina. Oferecendo financiamentos de longo prazo com juros, condições, tarifas e acompanhamento diferenciados, o BRDE Inova tem como objetivo fortalecer a inovação na Região Sul.