Internacionalização é o desafio e a conquista para empresas catarinenses. Mais do que desenvolver novos produtos ou serviços, expandir seus negócios para outros países requer planejamento e adequação ao competitivo mercado internacional.

Sem um plano de ação, enfrentar os desafios de um novo ambiente comercial não é tarefa simples. Conhecer os dados do comércio local, conversar com quem já expandiu ou com nativos do país ajuda a compreender as peculiaridades desse novo mercado consumidor.

Quando o assunto é internacionalização, Santa Catarina pode se orgulhar. O Estado conta com duas empresas reconhecidas internacionalmente pela inovação em processos industriais: a Welle Laser e a Audaces. Ambas criaram tecnologias que facilitam e reduzem custos de produção - cada uma em sua área de atuação.

Welle Laser

Com inúmeros cases de sucesso, a Welle Laser fabrica equipamentos para marcação, corte e solda a laser de última geração. Com sua essência inovadora, a empresa desenvolve máquinas que podem atender diferentes demandas dos mais variados mercados. Empregando know-how que buscava atender demandas do mercado nacional, a organização criou para a Whirlpool o único equipamento do mundo capaz de realizar a marcação em superfícies curvas horizontal e verticalmente, em altíssima velocidade. Com o financiamento através do programa BRDE Inova, além de atender a demanda interna, a empresa irá alavancar as vendas desta nova tecnologia.

Com sede em Biena, na Suíça, e em Palhoça, no Brasil, a Welle Laser conta com o presidente da European Laser Institut (ELI) e chefe de departamento do LZH Laser Zentrum Hannover na Alemanha, o Dr. Stefan Kaierle, no time de desenvolvimento. Além disso, a equipe técnica recebe treinamento em institutos de pesquisa da Alemanha como o Fraunhofer Institut für Lasertechnik.

Audaces

A parceria entre o BRDE e a Audaces para aquecer a inovação em SC existe há bastante tempo. A empresa foi uma das pioneiras do programa BRDE Inova - que oferece crédito a longo prazo para projetos inovadores, com juros, condições, tarifas e acompanhamento diferenciados. Hoje, a empresa é referência mundial em inovação tecnológica para a moda.

Líder na América Latina e presente em mais de 70 países, a Audaces desenvolve equipamentos e softwares para a indústria da moda. As tecnologias criadas pela organização para corte de tecido conseguem elevar a capacidade produtiva por meio de uma tecnologia que permite cortar várias camadas de tecidos e materiais flexíveis no mesmo dia. Trabalhando com zero de espaçamento entre os moldes, os equipamentos definem automaticamente os pontos de partida do corte, garantindo um maior aproveitamento de matéria-prima e qualidade nas peças cortadas.

Recentemente, a empresa foi a única brasileira na principal feira internacional para a indústria de confecção, a Texprocess, que aconteceu em maio, em Frankfurt. A Audaces já recebeu prêmios como o Innovation Award, IMB - Alemanha, o FINEP de Inovação e foi finalista no MAKE Award Brasil no último ano.