Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é uma das principais organizações brasileiras de incentivo à ciência, tecnologia e inovação. Na ocasião da abertura das comemorações dos 50 anos, a instituição prestou homenagem aos parceiros catarinenses que impactaram positivamente no ecossistema inovativo do estado.

A Finep auxilia diretamente o desenvolvimento de projetos por meio do apoio público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e institutos tecnológicos. Da pesquisa básica à aplicada, inovação e criação de novos produtos, serviços e processos, a Finep oferece apoio em todas as etapas. Para celebrar os 50 anos da instituição e a marca de quase 30 mil projetos apoiados - entre eles o avião Tucano, um dos mais famosos da Força Aérea Brasileira (FAB), o acelerador de partículas Sirius e o Supercomputador Santos Dumont; a organização convidou, entre outras personalidades, representantes de instituições catarinenses reconhecidas pelo seu compromisso com ações inovadoras.

Em evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para abrir as comemorações do cinquentenário, representantes de instituições como Certi e FAPESC, foram homenageadas pela contribuição à inovação no país.

Parceria que dá certo

Criado para atender a demanda de empresas inovadoras que buscavam financiamento diferenciado para projetos considerados disruptivos, o BRDE Inova oferece condições especiais para empresas na área de tecnologia. Fundado há 56 anos, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul atua em conjunto de organizações como a Certi através do programa BRDE Inova, cuja premissa é democratizar o acesso às linhas de financiamento e privilegiar as micro e pequenas empresas.

- A CERTI vem trabalhando para operar cada vez mais em parceria com o BRDE no sentido de oferecer às empresas recursos atraentes para investir em projetos de inovação relevantes para a competitividade no âmbito global. Essa parceria possibilitou investir na modernização da gestão e no aperfeiçoamento de processos que estão permitindo atender mais e melhores empresas em todo o Brasil, levando, inclusive, ao reconhecimento na forma de uma homenagem feita pela Finep por ocasião dos seus 50 anos - comenta José Eduardo Fiates, superintendente geral da CERTI.

Junto com a Certi - Centro de Referências em Tecnologias Inovadoras, cliente e parceira institucional no Programa BRDE Inova, o banco já financiou projetos que, somados, chegam na casa dos R$10 milhões. E a parceria entre as instituições vai além da construção conjunta de cases de sucesso. O próprio Centro de Referências em Tecnologias Inovadoras já se tornou um case com o financiamento do projeto de desenvolvimento corporativo e de inovação organizacional apresentado pela organização em 2014.

Quer conhecer mais sobre o BRDE Inova, as empresas que estão elegíveis ao financiamento e como podem ser usados os recursos?Leia mais aqui.