Um dos diferenciais do programa BRDE Inova é a diversidade dos projetos que podem contar com as linhas especiais de financiamento. De inovação organizacional a construção de um prédio para startups; de nanotecnologia ao desenvolvimento de um software de automação industrial. A inovação financiada pelo banco pode ser encontrada em todos os segmentos de negócios.

Um exemplo dessa capilaridade é a Zagonel, empresa da região Oeste de Santa Catarina. Para ampliar a capacidade de investimento e de inovação, a fabricante de duchas eletrônicas, luminárias LED e outros componentes é uma das parceiras do BRDE e utiliza recursos disponibilizados pela instituição financeira.

- A inovação é o motor propulsor da economia brasileira. Empresas inovadoras precisam de parceiros como o BRDE para acelerar investimentos e demandar com maior agilidade a quantidade de projetos de inovação, fomentando o crescimento da empresa e, consequentemente, da economia local e do país - diz Roberto Zagonel, sócio-diretor.

Apesar do momento econômico difícil, o executivo entende que a inovação leva a um diferencial competitivo, o que gera crescimento mesmo durante períodos de recessão.

- Há um crescente investimento por parte de fontes de fomento públicas e privadas em impulsionar a tecnologia e a inovação. Santa Catarina sempre está à frente, divulgando para as empresas opções para alavancar o crescimento tecnológico e, da mesma forma, premiar projetos inovadores como o Edital Stemmer de Inovação Catarinense - acrescenta Zagonel.

O gerente regional do BRDE no Oeste catarinense, Paulo César Antoniollo, reforça que um dos antídotos para a crise econômica é investir em iniciativas inovadoras como a da Zagonel, cuja atitude é exemplar no desenvolvimento de novos produtos. O crescimento e o destaque da empresa no setor são uma consequência natural desses financiamentos.

Clique aqui e conheça o BRDE

Quando o BRDE fortaleceu uma prospecção ativa de empresas e projetos com alto perfil inovador, época do lançamento do programa BRDE Inova, a Zagonel se identificou de imediato com esse tipo de fomento.

- Além de estar promovendo uma série de lançamentos de produtos na linha de iluminação em LED, havia em seu nome o registro de diversos pedidos de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), situação que só ratificava o perfil inovador da indústria - ressalta Antoniollo.