O leite é um alimento muito nutritivo. São 16 propriedades que, juntas, fazem dele um grande aliado da saúde. Veja como usar este ingrediente de forma prática no dia a dia e conheça os benefícios das suas principais vitaminas para o seu organismo!

FONTE: Harvard Health Publications, Mayo Foundation for Medical Education and Research

Veja o que diz a nutricionista Gisele Dallazen sobre o que o leite pode fazer por você.

Quais são os benefícios de consumir o leite?

O leite é um alimento muito completo. Ele é uma das principais fontes de cálcio que nós temos, ele também possui vitaminas que são veiculadas apenas pelas gordura, as lipossolúveis, que são as vitaminas A, D, E, K, que são importantes para a pele, para a visão. A vitamina D funciona bem para combater o cansaço, ajuda na fixação do cálcio nos ossos.

No caso das crianças, qual o benefício adicional que elas têm ao consumir leite desde cedo?

A formação óssea das crianças ocorre durante a infância. Então é muito importante que crianças tenham um aporte adequado de cálcio para que eles não fiquem com nenhuma deficiência na vida adulta.

O leite é mesmo uma das principais fontes de cálcio?

Sim, para consumir a mesma quantidade de cálcio que tem em um copo de leite, seria necessário comer uma grande quantidade de vegetais. Um copo de 240ml de leite possui cerca de 300mg de cálcio. Para consumir esta mesma quantidade em brócolis, por exemplo, é necessário consumir cerca de 4 maços do vegetal.

Consumir leite ajuda o organismo e o sistema imunológico a se fortalecer e prevenir doenças?

Sim. Muitas pesquisas estão mostrando o fator protetor a doenças cardiovasculares que o leite tem, além da hipertensão. Então o leite é muito importante quando parte de uma dieta saudável.

Qual é a quantidade ideal sugerida?

O ideal é que a gente consuma até três porções ao dia de leite e produtos lácteos. Uma porção de leite possui 200ml, de iogurte 200g e de queijo 50g.

O mais indicado é consumir o leite puro?

Sim, porque desta forma não há interação com outros alimentos. A cafeína, por exemplo, pode diminuir a absorção do cálcio. Então beber o leite puro, sem adição de açúcares, café ou achocolatados, é garantir a absorção de todos os nutrientes.