conteúdo publicitário

 

Ir além da formação e da atuação tradicional se confirma como uma das principais tendências no mercado de trabalho contemporâneo. Muitos profissionais têm se destacado pela performance multidisciplinar, aplicando no cotidiano realidades de áreas aparentemente distintas. Por isso, quem vai prestar vestibular deve estar atento a este movimento.
Para o psicólogo Pedro Sbissa, o aluno que se prepara para o vestibular pode planejar a escolha do ensino superior conciliando diferentes desejos e perspectivas.

- A realidade do trabalho contemporâneo exige que o profissional seja dinâmico. Geralmente, busco ajudar os alunos em suas demandas principais, já que ele não pode optar por dois vestibulares simultaneamente. A medida que o aluno for trilhando sua vivência profissional, pode mesclar experiências comuns em profissões diferentes e aplicar no seu dia a dia, desde que não fuja do objetivo principal de sua função - afirma Sbissa.

Este é o cenário em que vive José Vitor Lopes, advogado especialista em direito digital. Depois de apostar no tradicional curso de direito, o profissional, que sempre se interessou pela área de comunicação e tecnologia da informação, decidiu unir as duas áreas.

- Desde o tempo em que eu fazia estágio, ainda na faculdade, me interessava por softwares. Depois de saber como funcionavam os sistemas, pude aplicar no meu trabalho outro tipo de conhecimento. Assim, visualizei algumas demandas no mercado de trabalho que só poderiam ser executadas por um profissional multidisciplinar - explica Lopes, que montou seu escritório especializado em direito digital.

A necessidade fica mais evidente quando há, em muitas áreas, uma saturação de profissionais com a mesma formação. Neste cenário, destaca-se quem busca caminhos alternativos, inova e busca possibilidades diversas em seu campo de atuação.

- Quando a atividade fica segmentada, é mais comum que o profissional ganhe destaque, justamente por sair da área comum de tantos outros colegas - destaca o orientador pedagógico, Marcelo Borret.

Decidir nem sempre é fácil

Para auxiliar os alunos na decisão da profissão, o COC Floripa realiza anualmente o COC Profissões. O evento, que terá data confirmada em breve, reúne pessoas de diferentes áreas de atuação para um bate-papo com os alunos a fim de esclarecer alguns aspectos que ainda geram dúvidas.

- O evento ocorre depois de um atendimento personalizado com um psicólogo, para ajudar de forma mais assertiva a realidade de cada aluno. Desta forma, são os próprios estudantes que demandam o tipo de profissional que fará a visita. Estamos bastante atentos para as novas profissões - completa Marli Luz, coordenadora do Ensino Médio.

Por mais diferentes que sejam as profissões, o melhor caminho a ser trilhado continua sendo aquele que o estudante mais se identifica.