Dados do Portal da Indústria são animadores com relação às oportunidades que os cursos técnicos geram aos alunos. Informações apresentadas pela instituição mostram que há um acréscimo médio de 18% na renda de profissionais formados nessa modalidade de ensino e, além disso, há perspectiva de que 13 milhões de trabalhadores sejam capacitados nos próximos quatro anos para atender às demandas da indústria brasileira.

Em contrassenso às tendências mundiais a escolha por cursos técnicos não é a mais popular entre os brasileiros. Apenas 9,3% dos jovens do país optam por esse caminho durante o ensino médio ou após a sua conclusão. Em países como Áustria, Finlândia, Espanha e Reino Unido a situação é outra: 75,3%, 70,1%, 45,5%, 38,6% dos jovens, respectivamente, optam pela educação profissional, de acordo com dados de 2017 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

A necessidade por mão de obra qualificada tende a crescer muito no país até 2020, os dados do Mapa do Trabalho Industrial mostram uma recuperação econômica no setor motivada pelo crescimento dos investimentos privados em diversas modalidades de financiamento, concessões e privatizações. Esse novo fôlego para economia terá como resultado a geração de empregos e, por isso, optar por cursos técnicos é uma boa opção para quem quer aumentar as possibilidades de ingressar no mercado de trabalho.

Como são os cursos técnicos?

São capacitações de nível médio que por meio de conhecimentos técnicos e teóricos preparam o aluno para atuar em diversas áreas do setor produtivo. Uma de suas principais características é possibilitar o ingresso imediato ao mercado de trabalho. Também é procurado por profissionais que buscam requalificação ou recolocação.

Para ingressar no curso é preciso ter finalizado o ensino fundamental. Há quem opte por cursar juntamente com o ensino médio, já outros preferem fazer após sua conclusão. Contudo, o diploma de técnico só será concedido com o ensino médio concluído.

Quais as áreas estão em alta?

Técnicos em automação industrial, mecatrônica, qualidade, meio ambiente, comércio exterior, eletrotécnica, mecânica, logística e segurança do trabalho são os mais procurados pelos recrutadores. Os dados da consultoria ManPowerGroup mostram a dificuldade que as empresas brasileiras têm para encontrar profissionais técnicos com habilidades específicas.

Como escolher um curso técnico?

É preciso refletir sobre os gostos, atividades preferidas e como encaixar eles às necessidades do mercado de trabalho. Por isso, é preciso se conhecer bem para saber como as habilidades individuais podem ser empregadas de forma a trazer benefícios para a sociedade. Tendo clareza quanto a esses pontos, o próximo passo é analisar quais empresas demandam por profissionais com essas características e quais são as capacitações necessárias para atuar no posto ofertado pelo empregador.

Por que o SENAI?

O SENAI é o maior articulador e responsável pela capacitação dos trabalhadores atuais e futuros da indústria, sendo o agente catalisador para a conquista de empregos e progressão de carreira. Ao longo do curso o estudante é estimulado a construir seu currículo, participando de atividades que agreguem valor e possibilitem destaque em sua carreira. Por meio do plano de empregabilidade, em parceria com o IEL/SC, é promovido o encaminhamento profissional dos estudantes.

Os cursos técnicos do SENAI qualificam e desenvolvem profissionais nas atividades, processos e necessidades da própria indústria, assim contam com um alto índice de empregabilidade. Oito em cada 10 alunos são empregados antes de um ano de formado, ou seja, um taxa de ingresso no mercado de trabalho de 80%.

Benefícios dos cursos:

-Certificação SENAI de Educação Profissional;
- Aprendizado na prática, por meio de simulações e projetos que são desenvolvidos em modernos laboratórios didáticos;
- Visitas técnicas realizadas junto às melhores indústrias catarinenses;
- Cursos, palestras e eventos da área técnica, que agregam valor na sua formação profissional.

Quer ingressar no mercado de trabalho de forma rápida e com boa remuneração? Acesse e comece já a se preparar para uma carreira de sucesso.