Florianópolis é uma cidade que traz inúmeros benefícios aos moradores e turistas. Além da excelente estrutura de serviços, as belas paisagens atraem pessoas de todas as partes. Afinal, nossa Ilha pode ser reconhecida por ser um recanto de descanso, mas o cenário paradisíaco também é um convite para manter a saúde e a forma física em dia.

A Ilha de Santa Catarina oferece o ambiente ideal para as mais diversas atividades ao ar livre que garantem o bem-estar e a saúde do corpo e da mente. Não é a toa que a cidade é campeã em atividade física e alimentação saudável. Florianópolis ocupa o segundo lugar na lista das capitais com adultos mais ativos no país e também é a capital com o menor número de obesos, segundo pesquisa realizada em 2016 pelo Ministério da Saúde.

Praticar exercícios físicos é um hábito que assegura o bem-estar e melhora tanto a saúde física quanto mental. E se for ao ar livre, pode ser melhor ainda. Um estudo da revista Extreme Physiology & Medicine constatou que estar em contato com a natureza é um fator predominante no engajamento de pessoas sedentárias que tentam transforma atividades físicas em hábito.

Exercitar-se fora de ambientes fechados eleva a autoestima e diminui a instabilidade do humor, promovendo queda nos níveis de tensão e depressão. De quebra, a exposição à luz solar garante a manutenção do bom nível de vitamina D no corpo.

Para motivar ainda mais a ter uma vida saudável em 2018, o Floripa Tem chega a sua 12ª edição e traz muita diversão, saúde e entretenimento de forma gratuita. O destaque é o hub do trapiche da Beira Mar Norte, onde é feito o empréstimo de bicicletas, patins e skates. Basta chegar no local com um documento de identidade para curtir os equipamentos por até uma hora.

Na Beira-mar há ainda paredão de escalada de 8 metros e slackline. Já na Praia Brava é possível fazer aulas de Yoga e, no hub itinerante que vai passar por Jurerê Internacional e pelo Campeche, um espaço zen permite relaxar com ótimas massagens.

Confira os benefícios de algumas das atividades físicas que você pode praticar ao ar livre

Slackline
Melhora da postura
Aumenta a consciência corporal
Melhora o foco, a concentração e a memória
Aumento da força dos músculos centrais e das pernas
Melhora do equilíbrio

Ciclismo
Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Estimula a perda de peso
Fortalece dos músculos das pernas
Melhora a frequência cardíaca
É um exercícios de baixo impacto

Patins
Emagrecimento
É um dos exercícios mais divertidos que existem
Aumenta o equilíbrio, a agilidade e a coordenação
Define os músculos das pernas

Yoga
Alivia o estresse
Aumenta a flexibilidade
Define os músculos
Diminui a ansiedade

O Floripa Tem segue até o dia 4 de fevereiro. Confira a programação completa do evento em todos os pontos onde ele ocorre:

Serviço
O quê: Floripa Tem
Quando: de 6/1/2018 a 4/2/2018
Onde: Hub Beira-Mar Norte, Hub Praia Brava e Hub Móvel (Campeche e Jurerê Internacional)
Valor: Gratuito

Hub Beira-Mar Norte - Atividades diárias - 08h às 20h
Empréstimo de bikes Intimus, skates e patins
Slackline e paredão de escalada de 8m

Hub Praia Brava (Le Barbaron) - Atividades
Aulas de Yoga Intimus (todas as terças, quartas e quintas-feiras), das 8h às 9h

Hub Móvel - Campeche 13 e 14/1 - 10h às 20h
Espaço zen Intimus com massagem


Acesse a página do Floripa Tem no Facebook para saber mais!