Dentro de uma empresa, os gestores são constantemente cobrados a reduzir custos e, ao mesmo tempo, a manter a qualidade dos serviços, independentemente do segmento de atuação. Porém, nos últimos anos uma atuação vem ganhando destaque quando o assunto é economizar com a infraestrutura: é o Facility Management.

A gestão de facilities está em alta no Brasil e as organizações têm investido em equipes internas para manter o pleno funcionamento da empresa. Antes vista como atividades de quarteirização, a área de facilities é hoje estratégica para reduzir gastos corporativos que influenciam diretamente na performance do negócio e na competitividade da marca frente aos concorrentes.

No entanto, ao decidir reduzir custos, é importante se certificar de que as medidas de ajustes e cortes são realizadas sem que a percepção do cliente seja afetada, assim como o desempenho do serviço ou do produto.

Ao optar pela redução, a empresa precisa analisar detalhadamente todos os processos, levantando e cruzando dados. Decidir sem indicadores confiáveis pode influenciar negativamente no processo de produção, no funcionamento das instalações, nas vendas, na satisfação do consumidor final ou comprometer o bem-estar do usuário da edificação.

Conte com a tecnologia para uma gestão de facilities transparente e eficaz

Dentro de uma organização, processos burocráticos demorados diminuem a qualidade do serviço e, muitas vezes, geram retrabalho. Para evitar esse problema, é importante inovar nos processos, contar com ferramentas de organização, fazer com que toda a equipe se comunique em tempo real e ter um cronograma de facilities ágil e eficaz, atendendo à risca o plano de manutenção estabelecido para cada ativo.

A tecnologia é a melhor ferramenta para auxiliar no trabalho do Facility Management. Contar com um software de gestão de manutenção predial otimiza todos os processos ao atender às novas metas e manter a infraestrutura em pleno funcionamento.

Um software pode armazenar informações das máquinas, sistemas, setores, unidades, atividades, desempenhos dos colaboradores registrados de forma prática. Assim, o gestor responsável tem acesso rápido e fácil aos dados de todos os processos, através de relatórios e indicadores confiáveis, para, assim, tomar decisões mais assertivas.

Um software online também melhora a comunicação entre os setores envolvidos, garante mais controle sobre os processos empresariais, mais segurança de dados, aumenta a eficiência das atividades de manutenção e ocasiona impactos positivos e significativos dentro de uma empresa.

Software de gestão predial e otimização da manutenção na prática em uma rede de hotéis

Um exemplo efetivo da utilização de um software de facilities é a Rede Deville de Hotéis. O grupo de hotelaria trabalha com as bandeiras Prime, Business e Express, e escolheu o Leankeep Facility Software para otimizar seus processos de manutenção e operação predial, para manter a alta qualidade de seus serviços e encantar os seus hóspedes em todas as unidades.

A ferramenta integra a comunicação e atividades atendendo setores como o elétrico, hidráulico, áreas civis, operacionais, fornecedores, entre outros.

Para Dirceu Lopes, chefe de manutenção da unidade Deville Prime Campo Grande, trabalhar com arquivos físicos para a abertura e controle de chamados, como era a rotina antigamente, era complicado, pois algumas informações eram perdidas. Porém, com a integração do software isso não ocorre mais. "Evidentemente algum defeito aparecerá nos quartos, e nossas camareiras usam o aplicativo do Leankeep para fotografar o problema. Elas enviam um chamado para a manutenção e a equipe prontamente consegue reparar a irregularidade, garantindo o conforto do novo cliente e otimizando o tempo de toda equipe", explica Dirceu.

"O Leankeep é uma ferramenta de gerenciamento excepcional. Nos dá respostas muito mais rápidas e permite medir a eficiência da produtividade e a qualidade do resultado", conclui José Mário, diretor operacional do grupo.

Veja outros diferenciais competitivos que a Rede Deville de Hotéis conquistou com a integração do Leankeep:

Com as soluções de um software a equipe de facilities monitora o fluxo de trabalho da organização, descobrindo gastos excessivos e identifica gargalos. Além de trabalhar a comunicação e todos os processos com muita transparência, uma boa gestão de facilities pode reduzir os custos operacionais de uma empresa em até 20%.

Sobre o Leankeep

O Leankeep Facilities Software é uma ferramenta 100% online que integra pessoas e setores em tarefas comuns da manutenção, operação e controle de médios e grandes imóveis, proporcionando mais agilidade e praticidade nos processos. O software atua nos segmentos Building, Hotel e Service.

Para conhecer todas as soluções do Leankeep, acesse: leankeep.com

Conteúdo patrocinado por Leankeep e publicado por Estúdio NSC Branded Content