De acordo com o relatório anual da Organização Internacional do Trabalho, 24,3% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos estão desempregados e longe das salas de aula ou de cursos profissionalizantes. O dado coletado pela entidade internacional mostra o desperdício de uma força de trabalho que poderia contribuir para o desenvolvimento da economia do país.

Os números são preocupantes e acima da média mundial de 13,1%. Esse grupo corre o risco de exclusão social já que não está aumentando as chances de empregabilidade por meio da aquisição de novas habilidades, conhecimentos e experiências em uma fase da vida propícia para o desenvolvimento de competências exigidas pelo mercado de trabalho.

Para driblar o desemprego, é preciso se preparar para ingressar no mundo profissional de forma rápida e eficiente. Para isso, um bom caminho é escolher formações que tenham foco na capacitação alinhada às demandas de cada setor da economia. Cursos tecnológicos são a opção recomendada para os jovens que já escolheram uma profissão e tem pressa para começar.

Como funcionam os cursos tecnológicos?

Como os cursos de bacharelado ou licenciatura, as graduações tecnológicas (tecnólogas) também concedem o diploma de ensino superior após a conclusão e permitem ao aluno ingressar em uma pós-graduação. O grande diferencial é o tempo de duração e a estrutura curricular.

Muito mais focada na prática do que na teoria, a grade de uma graduação tecnológica é voltada às demandas do mercado de trabalho. As matérias são distribuídas em um período que varia de dois a três anos.

Por que fazer?

Além de ter um diploma reconhecido pelo mercado, o ambiente de um curso tecnológico proporciona experiências voltadas ao desenvolvimento de projetos inovadores que fomentam o empreendedorismo. A sala de aula é também um ótimo local para a prática de networking, ou seja, permite desenvolver contatos que podem ajudar na construção de uma carreira de sucesso.

Quais habilidades são desenvolvidas?

O programa pedagógico de um curso tecnólogo é desenvolvido para estimular a aquisição de competências técnicas e incentivar o aluno a adquirir mais consciência sobre si mesmo. Características como liderança, polivalência, iniciativa, criatividade e espírito de equipe são aperfeiçoadas durante o curso, que também proporciona uma visão ampla do mercado de trabalho, do panorama econômico da indústria e do segmento de atuação.

Engenharias

Desde 2017, após autorizar junto ao Ministério da Educação, a Faculdade SENAI oferta Cursos de Engenharia com conceito de excelência. Os cursos objetivam formar profissionais com know-how para o desenvolvimento de projetos, habilidades para cocriar e empreender, encontrar o problema certo a ser resolvido e o conhecimento necessário para resolvê-lo, promovendo uma experiência multicultural, com conhecimento valorizado e pensamento focado em inovações sustentáveis, viáveis e factíveis.

Esse modelo de negócio preconiza projetos all-the-time, além de parcerias com a comunidade, a indústria e os Institutos SENAI. Oferece aos acadêmicos desafios e oficinas para estimular a competição e a cooperação, promovendo o protagonismo acadêmico e um networking ativo, além de coaching/mentoring de carreira com foco no currículo, com oportunidades para direcionamento da vida acadêmica e do perfil profissional, além de possibilitar experiências internacionais em cursos, eventos, palestras, startups, voluntariados e imersões.

A Faculdade SENAI oferece os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação. O período de integralização dos cursos é de 5 anos e para cada novo semestre letivo, durante todo este período, grandes desafios serão vivenciados para atender ao modelo de negócio proposto.

Vale a pena?

Deoclécio Fusinato, aluno do curso de graduação tecnológica em Redes de Computadores, da Faculdade SENAI em Joinville, optou por uma graduação tecnóloga como forma de aprimorar suas competências e garantir a permanência no mercado de trabalho.

- Antes de começar a faculdade no SENAI eu já tinha uma carreira na área de TI. O curso me ajudou a aprimorar meus conhecimentos na área de redes. Pude adquirir uma visão melhor dos serviços de rede e solucionar alguns problemas relacionados a projetos de redes que antes pareciam complexos - comentou o estudante.

Onde fazer?

O SENAI é o maior articulador e responsável pela capacitação dos trabalhadores da indústria, sendo o agente catalisador para a conquista de empregos e progressão de carreira. Os cursos da Faculdade SENAI estimulam o estudante com atividades que agregam valor e possibilitam destaque na carreira.

A Faculdade SENAI é uma instituição de ensino superior credenciada pelo MEC que oferece cursos de Graduação Tecnológica em diferentes áreas. Os cursos proporcionam aos alunos uma visão ampla do mercado de trabalho, do panorama econômico da indústria e do segmento de atuação. A Faculdade SENAI possui unidades em Chapecó, Florianópolis, Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul.