Em um mundo cada vez mais digital, estar atualizado sobre as novas tecnologias para fazer negócio é imprescindível. É com esse pretexto que o RD Summit chega em sua sexta edição, realizada nos dias 7, 8 e 9 de novembro em Florianópolis. O megaevento é organizado pela Resultados Digitais, líder na área de marketing digital no Brasil, e já foi citado pelo Growth Marketer Sujan Patel na revista Forbes como um espaço "que criou o maior potencial de sucesso para todos os participantes, tornando o evento um verdadeiro catalizador para o desenvolvimento de comunidades".

O que leva a conferência a ser um ambiente transformador é sua impressionante estrutura focada em inovação, informação e negócios. Cerca de 60% dos inscritos vêm de outros estados para sentir uma experiência diferenciada, recepcionada pelos próprios 600 colaboradores da Resultados Digitais. Mais da metade da plateia é composta por profissionais com cargos de liderança prontos para absorver o conteúdo de 150 palestrantes. Segundo os organizadores, esta edição deve superar a marca de 10 mil participantes, o que assegura o título de maior evento de marketing e vendas da América Latina.

Com um time de peso que traz atletas, empresários e até mesmo uma astronauta da NASA em primeiro plano, as palestras do RD Summit já valem o ingresso. No entanto, é na feira de negócios que muitos profissionais encontram as melhores oportunidades para avançar na carreira ou alavancar sua própria empresa. Saiba como se preparar antes, durante e depois do evento para aproveitar essa experiência ao máximo.

Planeje com antecedência

Se marketing é a alma do negócio, networking é seu coração. É inegável que o mundo corporativo está cada vez mais interligado, visto que compartilhar conhecimento é uma poderosa ferramenta para moldar o mercado do futuro. Os principais players concordam que a rede de relacionamentos é primordial para qualquer empreendedor e o RD Summit tem a estrutura para você construir ou ampliar a sua.

Com mais de 80 expositores, a feira de negócios foi desenhada para apresentar soluções inovadoras em diversas áreas de atuação. Absorver toda essa informação em apenas três dias, entretanto, é uma tarefa quase impossível. A dica é fazer um planejamento prévio que contemple quais estandes serão mais valiosos para o seu ramo. Seu objetivo é desenvolver uma estratégia de inbound? Atrair e converter leads? Ou você busca uma consultoria para alinhar a sua empresa às tendências dos próximos anos? Avalie quais necessidades são mais importantes e pesquise quais profissionais poderão auxiliá-lo.

Crie conexões

Uma vez no evento, é hora de investir na troca de experiências. Evite ficar muito tempo no celular e aposte na velha tática do "olho-no-olho". O cenário foi elaborado para estimular a interação das pessoas, então aproveite para criar conexões verdadeiras. É interessante se apresentar com um cartão de visitas e, se o contato que você deseja firmar estiver conversando com outras pessoas, integre-se no grupo aos poucos. Contribua com o diálogo dividindo seu próprio conhecimento e seja receptivo ao ouvir o que os colegas têm a dizer.

Nesse ciclo social intenso, é comum se relacionar com várias pessoas ao mesmo tempo. Ao fim de cada interação, vale a pena anotar algum comentário que foi feito para servir de gancho em uma conversa futura, solidificando o contato inicial.

Consolide o relacionamento

Se você não conseguiu falar com todos os nomes que estavam na sua lista, não se alarme. Faça o melhor proveito do espaço da feira para circular e abrir a cabeça para novas possibilidades de negócios. O processo de networking pode começar no RD Summit, mas é uma construção contínua.

Ao retornar para o seu ambiente de trabalho, usufrua da maior rede de relacionamentos profissionais do planeta: o LinkedIn. Quando for adicionar os contatos, não deixe de escrever uma mensagem pessoal no campo de apresentação (aqui é um ótimo momento para usar as anotações feitas durante a conferência). Certamente a pessoa sentirá mais à vontade para continuar a conversa ao perceber que você se lembrou de sua fala.

Embora o LinkedIn seja a principal plataforma, a presença digital das empresas mais inovadoras é extensa. Siga também os blogs e demais redes sociais para se manter sempre atualizado.

Para mais informações sobre o RD Summit 2018, acesse o site do evento e confira a agenda completa. Ainda há tempo de se inscrever e fazer parte da Disneylândia do marketing digital.