Adotar uma cultura de segurança em empresas de qualquer setor é essencial para garantir a proteção do patrimônio e dos seus funcionários. A falta de conhecimento adequado sobre condutas seguras representa ainda a maior causa dos incidentes de segurança no Brasil. Ou seja, boa parte das falhas ocorre por falta de processos e hábitos seguros, principalmente dentro da rotina corporativa. Outras falhas surgem da falta de investimento em segurança eletrônica e humana.

Reduzir riscos, aumentar a qualidade de vida e a satisfação no ambiente de trabalho, oferecer segurança ao seu patrimônio mesmo durante a sua ausência ? todos esses elementos fazem parte da cultura de segurança de uma organização. Desde a análise até a prevenção de riscos, é importante garantir benefícios e vantagens competitivas para a sua empresa e maximizar resultados de investimentos.

Alguns critérios precisam ser levados em conta ao avaliar a segurança da sua organização:

1. Diagnóstico
O primeiro passo para implantar uma cultura de segurança é analisar os fatores de risco aos quais o seu patrimônio está exposto. Além de identificar as áreas de maior vulnerabilidade, a análise de riscos também deve indicar o nível de criticidade de cada ponto que possa ser monitorado pelos dispositivos e equipamentos de segurança eletrônica e estabelecer as prioridades de segurança.

2. Plano de segurança
Com a análise de riscos em mãos, é possível traçar um plano de segurança que terá como objetivo determinar as ações e os procedimentos que deverão ser tomados em situações que representem algum sinal de alerta na sua empresa. Esse plano irá indicar quais são os melhores serviços, equipamentos e sistemas de monitoramento e segurança eletrônica que podem suprir as necessidades de proteção da sua organização.

3. Conhecimento
Para que uma cultura de segurança seja eficaz, ela deve ter a capacidade de ser assimilada por todos os funcionários em uma organização. Por isso, é fundamental capacitar equipes e garantir que tenham consciência do que é necessário para que a rotina da empresa funcione de maneira segura.

4. Controle
O acompanhamento constante e a manutenção continuada ajudam a criar um processo seguro e eficaz, apoiado na segurança eletrônica. O controle é a garantia de que mesmo um pequeno incidente será verificado e registrado para fortalecer as rotinas de segurança em todas as esferas do seu patrimônio.

5. Tecnologia na segurança
A segurança eletrônica é um sistema de monitoramento e gestão remota que permite acompanhar em tempo real as atividades da empresa e fiscalizar com eficácia todos os procedimentos de segurança. É possível monitorar praticamente todos os ambientes, tanto interna quanto externamente, por meio de circuitos de câmeras.

Implementar esse tipo de solução possibilita uma resolução rápida em caso de situações de risco e ainda armazena dados que podem ser utilizados, quando necessário, para resolver algum dilema ou conflito.

6. Segurança eletrônica e segurança humana
A segurança eletrônica necessita da intervenção humana para a sua operação, assim como a equipe de segurança é muito mais eficiente quando dispõe de recursos tecnológicos que possam auxiliar no seu trabalho.

As tecnologias utilizadas como apoio ao sistema de segurança de uma organização e os profissionais treinados nesse ambiente corporativo não devem competir entre si, mas sim, serem complementares.

Sem eliminar a ação humana, o conceito é construir um trabalho integrado entre profissionais e tecnologia para realizar o monitoramento das atividades da sua empresa, aumentando a precisão desse trabalho e garantindo a segurança do ambiente corporativo.

Conheça alguns dos diferenciais da Orcali

As necessidades de cada contratante são diferentes. Portanto, exigem diagnósticos específicos que podem ser feitos com qualidade por quem é especialista no assunto. A ORCALI entende que um bom diagnóstico evita problemas futuros e traz clareza na relação do contratante com o contratado.

Referência em prestação de serviços em Santa Catarina, a empresa presta serviços com foco na qualidade. Os serviços buscam corresponder às necessidades de cada cliente, atuando com base no comprometimento e trazendo retorno e reconhecimento para a marca.

É impossível falar em segurança sem falar de tecnologia. Nesse sentido, a ORCALI trabalha com um sistema de monitoramento em tempo real, que utiliza os mais modernos equipamentos de controle de segurança a distância. Com equipes altamente treinadas para executar serviços com destreza e eficiência, a ORCALI é especialista em diversos serviços de segurança eletrônica e patrimonial.

Para saber mais sobre a história de sucesso da Orcali ou solicitar o contato de um dos especialistas da nossa equipe, clique aqui e saiba mais.