Segurança e economia são duas preocupações constantes para a maioria dos brasileiros. Por isso, soluções inovadoras surgem a cada ano para melhorar a qualidade de vida das pessoas, sempre apoiadas à tecnologia. Nos condomínios residenciais, o maior exemplo é a popularização das portarias virtuais.

O progresso de facilidades como a Internet em banda larga possibilita esse sistema que, até poucos anos, parecia impensável. Com as portarias virtuais, os porteiros presenciais são substituídos por profissionais de segurança, que fiscalizam o ambiente de uma sede externa por meio de câmeras de segurança e controle de acesso. De forma remota, os agentes cumprem todas as funções do ofício, como a abertura de portas e monitoramento do portão da garagem. Tudo é feito com a máxima eficiência e rapidez, além de proporcionar uma economia mensal de até 70% da taxa de condomínio com a dispensa de uma portaria tradicional.

Como funciona a solução na prática

Após a instalação do sistema de monitoramento (que inclui câmeras, alarmes e controles de acesso), todos os chamados da portaria são direcionados imediatamente à central da empresa contratada. De lá, um time especializado faz a fiscalização das imagens em tempo real e o atendimento das demandas comuns da portaria. As interações são registradas por voz e vídeo, o que garante a transparência do serviço.

No dia a dia, os moradores ganham mais liberdade, sem abrir mão da segurança. O acesso ao condomínio é feito com biometria, chip de identificação por radiofrequência ou até mesmo por leitura facial. Para não interromper o funcionamento da portaria, links dedicados são instalados de forma que o operador visualize e registre todo o processo, da chegada à saída. Da mesma maneira, visitas e entregas são recepcionadas pelos agentes remotos, os quais têm as ferramentas para acionar o zelador se houver necessidade.

Como a maioria das atividades é realizada pelos próprios condôminos, com apoio de uma equipe de segurança treinada e equipamentos de alta tecnologia, é possível dispensar o porteiro presencial e eliminar um dos custos mais caros dos empreendimentos residenciais.

Com a portaria virtual, você tem o conceito de segurança de fora para dentro, uma vez que este serviço garante - em caso de emergência - o deslocamento de viaturas da empresa ao local por meio da nossa central de atendimento 24h.

Vale lembrar que o sistema foi desenvolvido com o foco em recepções de residências, mas pode ser adaptado para prédios comerciais ou qualquer tipo de portaria.

A escolha da empresa de monitoramento

Mesmo com todos os benefícios de uma solução moderna, é preciso haver o consentimento dos moradores. A mudança requer um período de adaptação das novas ferramentas que é mais fluido quando os condôminos estão realmente interessados na proposta. Esse tipo de serviço também requer uma participação diferente do síndico e do zelador do empreendimento, que serão os principais intermediadores dos operadores do sistema. A recomendação é que seja feita uma votação em assembleia para definir não apenas o prosseguimento da ação, mas também a companhia contratada para o serviço.

A tecnologia permite que as interações com os agentes de segurança aconteça de forma remota, o que não significa que elas deixam de ser íntimas. Portanto, a empresa de monitoramento deve ter profissionais capacitados para satisfazer o atendimento cordial aos residentes e disponíveis para o contato mais próximo com o síndico.

Em Santa Catarina, a Khronos é pioneira em serviços de portaria virtual. Com 33 anos de mercado e presença nas principais cidades do estado, o Grupo conta com 2.000 colaboradores diretos para atender mais de 30.000 clientes com serviços de segurança. Além do sistema completo para o monitoramento das portarias, a empresa oferece a manutenção do equipamento e relatórios online em tempo real. Um dos maiores diferenciais é o aplicativo Khronos Emergência, para que os moradores tenham uma linha direta com os agentes e possam relatar situações emergenciais e médicas prontamente, de maneira eficaz.

Para conhecer melhor a solução de portaria virtual, entre em contato com a equipe Khronos. Acesse o site e tire suas dúvidas com um especialista pelo chat ou por WhatsApp.