Muito frequentes em nações desenvolvidas, parcerias bem feitas entre o mundo acadêmico e o meio corporativo são capazes de suprir necessidades da sociedade. Enquanto as universidades têm de conhecer práticas empresariais para capacitar seus alunos, o mercado de trabalho depende do conhecimento da academia e da formação de bons profissionais para alavancar os negócios. No Brasil, o mercado aponta a falta de mão de obra capacitada como um dos fatores que impedem o aumento da produtividade do país.

A fim de promover ações deste tipo, a UniSociesc estimula que a parceria ocorra em via de mão dupla, nascendo da prospecção de docentes e coordenadores e da procura das empresas. Atualmente, dezenas de projetos tecnológicos nos 10 campi da instituição em Santa Catarina e Paraná se espalham em ações de consultorias, de inovação tecnológica em demais áreas do conhecimento.

- A UniSociesc é referência no Brasil na relação educação e mercado tendo recebido diversos prêmios, inclusive internacionais - conta Flávio Janones, Diretor de Marketing e Novos Negócios da instituição.

Além da oportunidade de qualificar o aluno, aproximando-o da prática e de pesquisas de alto valor, a infraestrutura das universidades também pode ser beneficiada pelas parcerias. Em busca de desenvolver novas tecnologias e trazer empresas para perto do ambiente acadêmico, a UniSociesc inaugura em julho, em Joinville, a "Rua da Inovação", um espaço que irá abrigar laboratórios, coworking e áreas para aprendizagem ativa e aberta às empresas parceiras, alunos e sociedade.

Alunos e professores de diferentes cursos e disciplinas participam do dia a dia das empresas parceiras, como no projeto Construtora Escola, que reúne algumas das principais construtoras catarinenses em projetos e soluções com os alunos de Engenharia Civil da instituição. Segundo a coordenadora do curso na UniSociesc, Dilarimar Costa, o objetivo do programa é justamente oportunizar conhecimento prático aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil em obras, dotando-os de competências da atividade profissional e contextualizando com o currículo proposto na universidade.

Além de estimular a abertura de vagas de estágio conforme as demandas, o programa prevê visitas técnicas semestrais para que grupos de alunos da Engenharia Civil da UniSociesc acompanhem as etapas das obras em construtoras parceiras e palestras técnicas ou oficinas com o objetivo de contribuir na formação acadêmica e profissional.

Apesar das muitas vantagens, a parceria entre academia e empresas também traz desafios, já que duas realidades tão diferentes precisam de equilíbrio para funcionar. A instituição de ensino precisa adaptar o tempo para apresentar resultados, lembrando sempre do dinamismo exigido pelas corporações.

Ainda que o ganho econômico com as parcerias não seja prioridade, os investimentos privados em pesquisas podem se tornar uma importante fonte de renda para as universidades viabilizando a implantação de laboratórios. A UniSociesc acredita em uma relação escola/empresa para desenvolvimento de pesquisas e projetos e oferece consultores e professores para atendimento das demandas empresariais e para projetos de relacionamento. Afinal, a instituição possui o empreendedorismo em seu DNA. Desde sua fundação no final da década de 50, a instituição não mede esforços para se manter sempre próxima dos mercados onde está presente.

Para conhecer mais sobre as oportunidades da UniSociesc, acesse o site da instituição.