A influência do marketing digital na rotina pessoal e nos negócios cresce junto com o aumento da presença da internet no cotidiano das pessoas e das empresas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em fevereiro de 2018, entre as pessoas de 14 anos ou mais ocupadas no País, 75% utilizaram a internet.

Ainda de acordo com a PNAD Contínua TIC 2016, entre as pessoas com 10 anos ou mais de idade que acessaram a internet no período de referência da pesquisa, 94,2% fizeram uso para trocar mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail. Entre os usuários de internet com 10 anos ou mais de idade, segundo a mesma pesquisa, 94,6% se conectaram à internet através de celulares.

Esses dados revelam o quanto as pessoas estão conectadas e o quanto o marketing digital é importante para que as marcas entrem em contato e se relacionem com os seus públicos. Independentemente do porte, setor ou cidade em que uma companhia atua, toda empresa que deseja crescer deveria buscar uma boa presença online.

Estar presente nas plataformas digitais deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito para o sucesso dos empreendimentos.

Por que é importante ficar atento às novas tendências de marketing digital?

Não basta gerenciar perfis nas redes sociais e criar um blog ou site com conteúdo próprio. Investir em marketing digital deve ser uma demanda diária para as empresas. Todos os dias, um estudo diferente surge revelando uma nova forma de comunicação com clientes e meios para atrair novos prospects. Portanto, é preciso ficar atento às tendências.

Para isso, vale a pena acompanhar algumas personalidades do mercado digital que sempre compartilham, em seus canais de comunicação, as inovações do setor. Além disso, participar de eventos que reúnam estudiosos e formadores de opinião sobre o assunto também é importante.

O maior evento de marketing digital e vendas da América Latina ? considerado pela Huffington Post uma das maiores conferências de marketing no mundo ? está prestes a acontecer. Entre os dias 7 e 9 de novembro, o RD Summit 2018 agitará Florianópolis.

Durante os três dias do evento, grandes nomes da área se reúnem para apresentar as melhores práticas, inovações e tendências em marketing digital do mercado. Já no primeiro dia, o palco principal será comandado por uma das maiores especialistas nas áreas de inovação e interatividade no Brasil, Martha Gabriel.

A autora do best-seller "Marketing na Era Digital" e "Educ@r: a (r)evolução digital na educação" revelará as principais inovações do mercado durante o Summit. Abaixo, reunimos algumas das novas tendências compartilhadas pela autora em seu site e que serão pontos tratados por ela na conversa que ela terá com o público do evento:

1. Integração on-off
Segundo Martha, essa não é uma tendência, mas algo que precisa ser praticado pelos profissionais de marketing. O segredo do sucesso do digital é a integração do novo com o tradicional. A estratégia, então, é incorporar o digital às ações tradicionais de marketing.

2. As mídias sociais chegaram para ficar
Para Martha, as mídias sociais tendem a fazer parte das nossas vidas daqui para frente de maneira permanente. De alguma forma, ou em algum grau, as mídias sociais vão chegar a todas as pessoas - e isso não vai mudar, segundo a especialista.

O que vai mudar constantemente é o cenário de plataformas de mídias sociais, que tende a:
- ser cada vez mais fragmentado (hoje já temos pelo menos 10 redes sociais relevantes e não mais apenas uma única);
- sofrer modificações da importância relativa de cada rede ao longo do tempo;
- apresentar mudanças constantes para acompanhar a transformação acelerada do comportamento das pessoas.

3. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é o próximo grande passo da humanidade que pode transformar a vida na Terra de forma tão ou mais profunda que o fogo ou a Revolução Industrial. Para Martha Gabriel, a inteligência artificial tem o potencial de ampliar consideravelmente as análises de marketing e a sua assertividade.

4. O plano de marketing é (e continuará sendo) fundamental
Se a sua empresa ainda não atua no marketing digital ou se já está investindo nessa tendência, o conselho de Martha é o mesmo: planeje as suas estratégias. Para ela, continua sendo e será cada vez mais importante conhecer o seu público para acertar nas suas ações.

Não se deve ter uma página no Facebook, um site, um perfil no Twitter ou qualquer outra presença digital sem conhecer claramente o comportamento dos seus públicos nessas plataformas e o que você quer com eles na sua comunicação em cada uma delas.

Confira a programação completa do evento no site.

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