A Fecomércio-SC, ao celebrar 69 anos, considera a conjuntura brasileira o maior desafio de todos esses anos e reitera o compromisso de se unir aos empresários na construção de um novo país, que deve emergir após todos os questionamentos sociais que vivemos.

O ano em que completamos quase sete décadas de atuação é marcado por uma fase de mudanças expressivas, na qual o país atravessa um período de adversidades no campo político e econômico e de transformações nas relações sindicais. A reforma trabalhista, aprovada no Congresso, trouxe relevantes alterações nas relações entre capital e trabalho, dando mais um passo para a necessária transformação do sistema sindical brasileiro.

O desafio ímpar em nossa história nos encoraja a construir cenários favoráveis para o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo, fortalecendo nossa atuação nas casas legislativas, nos municípios, no Estado e em âmbito federal. Com monitoramento das principais pautas que impactam no setor, aproximamos cada vez mais o empresário do setor terciário dos principais debates. Em outra frente, fomentamos a sustentabilidade dos sindicatos patronais que direcionam as ações aos anseios locais.

Estivemos atentos às reais necessidades de mudanças, liderando uma campanha a favor das reformas estruturantes: ¿Por um Novo Brasil¿. A campanha, concebida pelos 70 sindicatos filiados, ganhou apoio das entidades que integram o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina. No ano em que a CLT recebeu inúmeras mudanças, dando rumo novo ao mercado de trabalho brasileiro, a Fecomércio-SC esteve presente no processo de elaboração da legislação da reforma, contribuindo no texto debatido.

Diante do desafio de lutar por um Brasil mais ético, produtivo e eficiente, convidamos as entidades de classe para unir forças ao pleito de construção de um novo país, que começa a partir de um reordenamento nos marcos do sistema político e estatal brasileiro. Não podemos voltar nosso olhar apenas regionalmente, precisamos nos comprometer com a estabilidade nacional.

*Bruno Breithaupt é presidente do Sistema Fecomércio em Santa Catarina

Concorda com o autor? Quer publicar um artigo sobre o tema ou assunto correlato? Participe do Vozes!

 DC Recomenda
 
 Comente essa história